Produção de Imagens na Gama Câmara
A câmara de cintilação, também chamada de gama câmara ou como preferem alguns, câmara de cintilação, consiste principalmente de: Colimador; Cristal cintilador; Válvulas fotomultiplicadoras; Sistema de integração ou soma; Analisador multicanal de altura de pulso; Sistema posicionamento e Computador de aquisição de imagem com monitor de vídeo.
Quando um fóton que está entrando interage com o cristal, a resultante distribuição de luz é mais intensa próximo ao ponto de interação e diminui com a distância, portanto, ao examinar a relação dos sinais provenientes da série de fotomultiplicadores, é possível localizar o ponto de interação na faixa de alguns milímetros. O pulso elétrico de todas as fotomultiplicadoras é somado para fazer a análise de pulso, essa soma é referida como pulso Z e é usado para determinar se o evento detectado está dentro da faixa desejada e se deve ser utilizado para a formação da imagem ou ser descartado se for de uma energia maior ou menor. Se o pulso Z indica que um fóton primário foi absorvido, um sinal é enviado para o dispositivo armazenador da imagem, que nas câmaras de cintilação mais modernas as imagens são armazenadas em computadores dedicados à especialidade.
Referências:
AMELLA FELDHAUS AIRES, DESENVOLVIMENTO DE UM PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA TESTE DE UNIFORMIDADE INTRÍNSECA NA GAMA CÂMARA EM SERVIÇOS DE MEDICINA NUCLEAR, DISPONÍVEL EM: HTTPS://REPOSITORIO.IFSC.EDU. BR/BITSTREAM/HANDLE/123456789 /1520/TCC%20PAMELLA%20FELDH AUS%20AIRES%20PDF.PDF? SEQUENCE=1&ISALLOWED=Y. ACESSO EM: 23 DE JANEIRO DE 2024.
Autores: Emily Santos,Rebeca Oliveira e Leonardo Marques Jones
Turma IFBA - Tecnologia em Radiologia
Disciplina de Medicina Nuclear, 2023.