Testes de Controle de Qualidade - Calibradores de Dose (Curiômetros)

TESTES DE CONTROLE DE QUALIDADE - CALIBRADORES DE DOSE (CURIÔMETROS)

 

Como vimos na postagem "Testes de Controle de Qualidade - Calibradores de Dose (Curiômetros)", ele é empregado para determinar a atividade do radionuclídeo administrado ao paciente em um exame especifico ou em procedimento terapêutico. Percebe-se então como é fundamental que esse instrumento esteja em perfeito funcionamento, o que só pode ser assegurado se determinados procedimentos de garantia da qualidade forem seguidos.
Dessa forma, alguns testes de controle da qualidade devem ser feitos diariamente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente, testando-se, por exemplo, a exatidão e a precisão, a reprodutibilidade, a linearidade de resposta e a geometria.
As três fontes padrões utilizadas como referência são o Cobalto-57, o Bário-133 e o Césio-137. Estas três fontes cobrem a faixa de energia de utilização de um calibrador de dose. As fontes padrões de referência são designadas para simular a geometria de um radionuclídeo de meia vida curta em solução de um recipiente similar.
Veja abaixo um esquema de alguns desses testes: 
 

Referências:   

HIRONAKA, F. H., ONO, C.R., BUCHPIGUEL, C.A., SAPIENZA, M.T., LIMA, M.S. Medicina nuclear - princípios e aplicações. 2. edição. Editora Atheneu. 2017.