Atividade Radioativa/ Meia Vida

Atividade Radioativa/Meia Vida

O que é Atividade Radioativa?

  A atividade radioativa corresponde ao número de desintegrações por unidade de tempo. A unidade atual que expressa a atividade é o Becquerel (Bq), que corresponde a uma desintegração por segundo (dps). 
Entretanto a unidade antiga, o Curie (Ci), ainda é a mais utilizada nos serviços de Medicina Nuclear. Sendo assim:

1 Ci = 3,7 x 1010 Bq [ 1 mCi = 37 MBq]

 

O que é Meia Vida Física?

Meia-vida física (T½) é o tempo necessário para a atividade inicial de um elemento radioativo ser reduzida à metade por meio de seu decaimento e consequente emissão de radiação. A meia-vida de um radionuclídeo pode variar de poucos segundos a vários anos.
Temos abaixo como exemplo a demonstração do decaimento do 131I, cujo a meia vida física é de 8 dias. 



Decaimento do 131I
Fonte: BRASIL, 2019



  

O que é Meia Vida Biológica e Efetiva?


A meia-vida biológica representa o tempo necessário para que o organismo excrete 50% do fármaco. Quando se trata de radiofármacos, é necessário levar em conta também a meia-vida efetiva, que é a soma da meia-vida física e a meia-vida biológica.


 
Referências:

BRASIL. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente.Comissão Assessora de Radiofarmácia Radiofarmácia / Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. – São Paulo: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, 2019. 1ª edição

HIRONAKA, F. H., ONO, C.R., BUCHPIGUEL, C.A., SAPIENZA, M.T., LIMA, M.S. Medicina nuclear - princípios e aplicações. 2. edição. Editora Atheneu. 2017.